Editorial

O começo de tudo

Que ano, esse 2020…

Apesar de tudo, colocar esse site no ar hoje é uma grande satisfação, pois é a consolidação de muitos meses de trabalho.

Atualmente, nós duas vivemos na Europa – Berlim e Vilnius – e desde março as coisas ficaram bem estranhas por aqui. Já existem desafios diários em ser imigrante (embora muita gente não conte isso) e, no meio de uma situação tão grave, algumas coisas podem se radicalizar – como a solidão e o sentimento de falta de propósito.

Uma vez, por volta de 2013, nos encontramos por meio do interesse em comum em roupas de época, no Picnic Vitoriano de Porto Alegre. Desde então, compartilhamos nosso interesse por História da Moda, por subculturas, fomos colegas no mestrado em História da PUCRS, e na organização dos Picnics Vitorianos.

Até que, em abril de 2020, sofrendo os efeitos do isolamento social, nos reencontramos virtualmente, retomamos nossas leituras e reflexões, e começamos a pensar em como compartilhar o que sabemos e o que estamos aprendendo.

Foi assim que o Costura & Texto começou a tomar forma, como um projeto para dar suporte para quem quer trabalhar com moda e indumentária em contexto acadêmico, e ao mesmo tempo levar informações de qualidade para quem não trabalha com isso, mas tem curiosidade sobre o vestir de outros períodos.

Tudo que lemos e preparamos nos meses seguintes nos ajudou a enfrentar esse momento histórico tão sombrio e nos trouxe até aqui, no lançamento dessa página, que deverá ser nossa base de trabalho daqui pra frente.

Esperamos que você que leu até aqui nos acompanhe <3

Que 2021 seja um ano melhor para todos nós – a gente se vê lá!

😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *